Semagro entrega 50 equipamentos que vão auxiliar na conservação do solo e água de 49 municípios

Categoria: COMPROMISSO, Geral | Publicado: sexta-feira, julho 1, 2022 as 12:37 | Voltar

Nesta sexta-feira (01), 49 municípios de Mato Grosso do Sul recebem 50 equipamentos entre caminhões, motoniveladoras, pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas, entregues via PROSOLO (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água). Programa executado pela Semagro (Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Os equipamentos serão utilizados dentro do PROSOLO, para ações de conservação e adequação de estradas vicinais, além de obras de conservação e solo em áreas críticas. Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso de neutralizar a emissão de carbono até 2030, quando espera se tornar Carbono Neutro e, entre as ações esperadas está o manejo e conservação de solo e água.

Ricardo Senna, secretaria adjunto da Semagro, destaca que a entrega desses equipamentos é de extrema importância pois dão resultado na ponta, nas estradas vicinais boas para tráfego e sem danos ambientais.

"Os benefícios estão em todo o manejo e conservação de solo. Além disso, se recebemos hortaliças em casa de qualidade é por que homens e mulheres do campo produzem com apoio do Governo do Estado. Garantindo segurança alimentar para a população de Mato Grosso do Sul", afirma.

A meta do Governo do Estado é entregar uma patrulha mecanizada, composta por motoniveladora, caminhão com caçamba, pá carregadeira e escavadeira hidráulica. Até o momento metade da meta foi concluída.

As entregas desta sexta-feira somam R$ 27,466 milhões, sendo R$ 1,707 milhão provenientes de convênio com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o restante de recursos do Governo do Estado.

São quatro caminhões, entregues para as prefeituras de Paranaíba,Rio Brilhante, Sete Quedas e Três Lagoas. Quatro motoniveladoras para Aquidauana, Cassilândia, Fátima do Sul e Inocência.

Há ainda 13 escavadeiras hidráulicas para Bodoquena, Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Itaporã, Laguna Caarapã, Naviraí, Nioaque, Novo Horizon do Sul, Ponta Porã, Sidrolândia e Terenos.

A entrega finaliza com 29 pás carregadeiras para Alcinópolis, Anaurilândia, Antônio João, Aral Moreira, Bandeirantes,Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Corguinho, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Nova Andradina, Paraíso dar Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Selvíria, Sonora, Tacuru e Vicentina.

Priscilla Peres, comunicação Semagro

Foto Kelly Ventorim

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.