Projeto de hortas urbanas de MS começa a mudar cenários na capital

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, outubro 21, 2019 as 11:53 | Voltar

Campo Grande (MS) - Uma parceria do Governo do Estado (Semagro/Agraer) com a Prefeitura de Campo Grande (Sedesc) e o Governo Federal, tornou possível a efetivação das hortas urbanas em Mato Grosso do Sul. Nesta segunda (21) a horta da Escola Municipal 'Fauzi Scaff Gattass Filho' recebeu a visita da comitiva do Governador Reinaldo Azambuja que acompanhado dos secretários Jaime Verruck e Eduardo Riedel visitaram a estufa, a horta e conversaram com a comunidade.

Secretário Jaime falou da economia circular

Na oportunidade o Secretário Jaime reforçou a importância da união de governos e a comunidade pelo sucesso do projeto e falou sobre a Usina inaugurada recentemente na Ceasa que dará destinação adequada para 100% de seus resíduos (cerca de 100 toneladas por mês) e garantirá a devolução de 8 a 10 toneladas de adubo orgânico que serão destinadas as hortas urbanas instaladas em todo Estado, assim como as mudas de hortaliças. “Esse é o Governo do estado mostrando como é fazer economia circular, como aproveitar 100% dos produtos”. Completou.

Jaime lembrou ainda que 07 patrulhas mecanizadas já entregues pelo Governo do Estado trabalham no projeto que tem como objetivo melhorar a alimentação das famílias, promover a educação ambiental e a agroecologia, contribuir com a reeducação alimentar e redução do desperdício de alimentos, comercialização do excedente, incentivo à produção familiar de hortaliças beneficiando escolas da rede Municipal urbana e rural, Escolas da Rede Estadual, Instituições que atuam no campo social, comunidades em situação de risco alimentar e associações comunitárias.

O projeto completo tem meta de revitalizar e reorganizar 80 hortas comunitárias já implantadas, criar 40 novas hortas e implantar cinco pontos de comercialização até o final deste ano. Para 2020, serão 80 novas hortas, mais 10 pontos de comercialização, além do acompanhamento e assistência técnica e capacitação dos produtores, para os quais serão disponibilizados insumos como calcário, fertilizantes orgânicos e sementes, além de ferramentas, barracas e kits de irrigação.

Os recursos vêm de parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, via Ministério da Agricultura, através de emenda do deputado Luiz Ovando.

Também participaram do evento, além de Reinaldo Azambuja, Marquinhos Trad e Jaime Verruck; o deputado Luís Ovando; secretários Carlos Alberto de Assis e Eduardo Riedel; primeiras-damas Fátima Azambuja e Tatiana Trad; vice-prefeita Adriane Lopes; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Joilson do Amaral; jogadora de vôlei Virna; a diretora da escola, Tânia Vital; e secretários municipais, entre outras autoridades.

Kelly Ventorim, Secretaria de Estado Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Publicado por: kventorim@semagro