Maio apresenta melhora em relação à seca, mas para o trimestre chuvas ficarão abaixo da média

Categoria: CEMTEC/MS, CLIMA & TEMPO | Publicado: quarta-feira, junho 22, 2022 as 14:32 | Voltar

Campo Grande (MS) – Durante o mês de maio a situação da seca em Mato Grosso do Sul apresentou melhora em comparação com o mês anterior, embora as chuvas ainda estejam abaixo da média histórica. Os dados constam no Boletim do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) a partir de informações do Monitor de Secas da ANA (Agência Nacional de Águas).

Em situação de seca excepcional (a pior realidade) ou sem seca (a melhor) não consta nenhum município. Já 14 municípios foram enquadrados em situação de seca extrema (eram 17 em abril) e 15 com seca grave (foram 28 no mês anterior). Na condição de seca moderada aparecem 49 municípios (eram 34 em abril) enquanto um – Mundo Novo – apresentou seca fraca.

Para o trimestre julho, agosto e setembro, a previsão é que as chuvas fiquem até 50% abaixo da média histórica, que está entre 50 e 100 milímetros nas regiões do Bolsão (Paranaíba) e Pantanal (Corumbá), enquanto no Cone-Sul, onde estão as cidades de Mundo Novo, Iguatemi e Eldorado, a média histórica está entre 200 e 300 milímetros. Portanto o Estado continuará em situação de seca.

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.