ELI Summit: Semagro participa de evento internacional sobre ecossistemas de inovação, em Recife

Categoria: CIÊNCIA TECNOLOGIA & INOVAÇÃO | Publicado: quarta-feira, junho 15, 2022 as 11:22 | Voltar

A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a convite do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), representou o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no “ELI Summit”, evento realizado em Recife (PE) entre os dias 8 e 10 de junho e que reuniu representantes dos principais ecossistemas do Brasil com lideranças dos ecossistemas de inovação internacionais, como Barcelona, Medellín e Dinamarca.

A abordagem de ecossistemas locais de inovação (ELI) faz parte da estratégia nacional do Programa Brasil + Inovador para atuar, no âmbito dos municípios ou de microrregiões geográficas, na promoção do desenvolvimento local, a partir da inovação. “Mato Grosso do Sul está só começando nessa iniciativa e está crescendo a cada dia e vai se destacar ainda mais. Participar de um grande evento, como esse, é mais uma forma de exercer o protagonismo que cabe ao nosso estado, pois projeta o nome de Mato Grosso do Sul nesse ambiente de desenvolvimento e tecnologia”, ressaltou Marina Dobashi, coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semagro.

Em Mato Grosso do Sul, já são 9 municípios com os ecossistemas mapeados e 3 já lançados. Dourados, Campo Grande e Três Lagoas tiveram representantes de suas governanças participando do evento, bem como Chapadão do Sul que caminha para o lançamento do Chapadão Valley teve dois integrantes do seu ecossistema participando.

Lucas Borelli, Analista de Relacionamento, do Sebrae/MS região norte acompanhou a delegação sul-mato-grossense no evento junto de representantes do futuro Chapadão Valley (ecossistema local de inovação da região de Chapadão do Sul que está sendo mapeado). “Uma incrível experiência de mudança de mindset, geração de conexões e muito aprendizado para desenvolvermos nossos ecossistemas com direção e assertividade! ” Relata o analista.

Protocolo de intenções assinado pela Semagro, Sebrae/MS e ANPROTEC

O resultado da participação de Mato Grosso do Sul no evento foi a assinatura de um protocolo de intenções que assinaram a Semagro, Sebrae/MS e ANPROTEC com vista à uma cooperação técnica entre as instituições com objetivo de promover conexões entre os ecossistemas do Brasil e do mundo.

O ano de 2021 impulsionou o ELI de maneira expressiva, alcançando 21 unidades da federação e 95 municípios de todas as regiões geográficas. Por isso, o evento foi idealizado para promover conexões entre os ecossistemas locais de inovação do Brasil com ecossistemas internacionais de referência. O evento teve o objetivo de promover um ambiente de imersão em ecossistemas inovadores internacionais, com dinâmicas que possibilitaram inspirar, transferir conhecimento e promover acordos de cooperação, nacionais e internacionais.

A iniciativa reuniu, em um mesmo local, representantes dos principais ecossistemas tecnológicos brasileiros, com a presença de lideranças do campo da inovação, vindas de grandes centros mundiais, tais como Boston (EUA), Barcelona (ESP), Medelín (COL), entre muitos outros. A programação está organizada em palestras, workshops e matchmaking (encontro colaborativo entre empresas e startups), possibilitando a troca de experiências entre os participantes.

Com informações de Marina Dobashi

Publicado por: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semagro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.