Superintendência de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo

Superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo

Bruno Gouvêa Bastos

É Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2006, aprovado no concurso do mesmo ano em 1° lugar. Ocupa atualmente a função de Superintendente de Apoio aos Negócios Empresariais na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008-2013). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário. Também possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval do Brasil (2001-2005). Na SEFAZ/MS, ocupou diversas funções, como fiscal externo, Gestor Adjunto do Projeto Nota Fiscal Eletrônica, atuou na Coordenadoria de Inteligência Fiscal e como representante da SEFAZ/MS no Grupo de Trabalho ” Documentos Fiscais Eletrônicos” na Comissão Técnica Permanente do ICMS. Coordenou a Comissão da Reforma Tributária instituída pelo Sindicato dos Fiscais de Rendas do Estado de Mato Grosso do Sul (SINDIFISCO-MS). Também atuou como membro titular, representando a SEFAZ/MS, do Fórum Deliberativo do MS – Indústria do Estado de Mato Grosso do Sul, Coordenador da Sala de Situação da SEFAZ/MS e Gerente do Projeto Controle e Racionalização dos Gastos Tributários. Representou, nos últimos anos, a SEFAZ/MS no ENCAT (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais). Participou como membro da Banca Examinadora do concurso de ingresso na carreira de Fiscal de Rendas e de Agente Tributário Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul, na matéria de Legislação Tributária Estadual (ano 2014), sendo também membro integrante da Comissão Organizadora do referido concurso. Entre os anos de 2011 a 2015, ocupou a função de Coordenador de Incentivos Fiscais e Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado de Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul (SEFAZ/MS). Tem ampla experiência nas áreas de Direito Tributário, Legislação Tributária, Contabilidade Tributária e Auditoria Contábil/Fiscal.

À Superintendência de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, subordinada diretamente ao Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, compete:

I – formular, planejar e implementar a política de fomento econômico e tecnológico dos setores industrial, comercial, turismo e de serviços, compreendendo a atração de novos investimentos, contribuindo para a geração de emprego e renda;

II – promover e incentivar a criação, preservação e a ampliação de empresas e de polos econômicos empresariais e industriais;

III – aperfeiçoar e ampliar as relações do Estado com empresários, entidades públicas e privadas, em nível local, nacional e internacional;

IV – orientar aos empresários e aos empreendedores, formais e informais, linhas de crédito para investimentos, auxiliando na geração de empregos, renda e no surgimento de novas empresas em todo o Estado;

V – apoiar as empresas no processo de difusão de seus produtos e de seus serviços, com vistas à ampliação dos negócios no mercado nacional e internacional;

VI – promover a educação empreendedora, por meio de convênios e parcerias com instituições de ensino e entidades vinculadas à profissionalização empresarial; V

II – incentivar, promover, orientar e supervisionar as atividades relacionadas ao empreendedorismo no Estado de Mato Grosso do Sul;

VIII – formular a política estadual para o turismo, bem assim coordenar e fomentar o desenvolvimento dos recursos turísticos no Estado, especialmente, do ecoturismo sul-mato-grossense;

IX – fomentar as atividades turísticas e estimular a instalação, localização e a manutenção de empreendimentos turísticos no território do Estado.

Coordenadoria de Apoio à Competitividade Empresarial

Coordenadoria de Incentivos Fiscais e Financiamentos