Semagro recebe Sistema OCB/MS para tratar de demandas e fomento à categoria no Estado

Campo Grande (MS) – O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, recebeu nesta semana a equipe do Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Groso do Sul), para tratar de demandas da categoria e falar sobre a atuação do cooperativismo em Mato Grosso do Sul.

O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Regis e o assessor institucional da OCB/MS, Sadi Depauli, pediram apoio para facilitar os atendimentos às cooperativas na Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado a Semagro. Para melhorar o fluxo de atendimento será feita uma capacitação conjunta dos servidores sobre as características destas empresas.

O Sistema OCB/MS informou ainda que está fazendo um levantamento dos investimentos feitos por cooperativas no Estado, em todos os setores, o que vai ajudar o Governo a saber sobre o impacto econômico desse setor e onde está concentrada sua atuação. Para o secretário, não há dúvidas de que a participação é relevante.

“Com esse estudo vamos saber como foram feitos os investimentos ao longo dos anos, mas as cooperativas atuam em muitas outras situações, que ajudam as cidades”, disse Jaime Verruck ao citar, por exemplo, a revitalização do Monumento Pantanal Sul, composto pelas esculturas em formato de três tuiuiús em frente ao aeroporto de Campo Grande.

Os representantes das cooperativas do Estado ainda reivindicaram uma vaga de vogal na Jucems, pedido que será analisado judicialmente pela equipe da Semagro.  

Em junho de 2017, Governo do Estado e o Sistema OCB/MS firmaram uma parceria que gerou o Procoop (Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul), que visa facilitar o desenvolvimento das cooperativas. Dentro disso, são realizadas ações de fomento pelo Estado.

Entre elas está o 5º Seminário de Líderes, que acontece na sexta-feira (08), com a presença do secretário Jaime Verruck.  O evento tem o objetivo de ampliar o acesso das cooperativas à formação em gestão cooperativista, liderança e gestão de pessoas, alinhada as suas reais necessidades, com foco na eficiência e na competitividade.