Massa de ar frio avança sobre MS e traz geada às regiões produtoras de grãos

Campo Grande (MS) – Massa de ar frio que chegou a Mato Grosso do Sul na segunda-feira (9), avança e provoca queda acentuada de temperatura durante toda a semana em todo o Estado. Na madrugada de quarta-feira (11) há possibilidade de geada de fraca intensidade nas regiões sul e sudoeste – importantes áreas produtoras de grãos sul-mato-grossense. A informação é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

As temperaturas devem chegar aos 4°C em municípios como Dourados e Ponta Porã na madrugada desta quarta-feira. O céu fica parcialmente nublado nas regiões sudoeste e sul do Estado. Nas demais áreas a condição será de sol entre nuvens com baixa umidade relativa do ar. Não há possibilidade de chuva. A umidade relativa do ar deve variar ente 20 e 80%.

As chances de ocorrências de geadas em Mato Grosso do Sul também são destacadas no 10º Levantamento da Safra de Grãos 2017/18, divulgado nesta terça-feira (10), pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). De acordo com o documento, as chuvas ocorreram muito abaixo do normal. “A estação climática de inverno teve início no segundo decêndio de junho. Nesse período, as temperaturas são amenas, o volume de precipitação é menor, o ar mais seco e o vento calmo. Após a passagem de frentes frias, normalmente há a queda das temperaturas, com a ocorrência de geadas, principalmente, na mesorregião sudoeste do estado”.

Em Campo Grande, nesta quarta-feira (11), a mínima será de 5°C e a máxima de 23°C. Em Dourados a temperatura oscila entre 4°C e 21°C; em Corumbá, 8°C e 23°C; em Três Lagoas, mínima de 7°C e máxima de 26°C; Ponta Porã, 4°C e 19°C; em Coxim, os termômetros devem oscilar entre 8°C e 28°C.