Mais ágil e moderna, Governo do Estado lança Jucems Digital na próxima segunda

Campo Grande  – O Governo do Estado lança na próxima segunda-feira (19) a Jucems Digital, que marca uma nova era no acesso às informações disponibilizadas pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, agora totalmente on-line.  O lançamento contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O sistema vai oferecer aos empresários sul-mato-grossenses a possibilidade de acessar todos os serviços oferecidos pela Jucems através da internet, eliminando o deslocamento até os pontos de atendimento e a entrega de documentos físicos, que serão autenticados via certificação digital.

O secretário Jaime Verruck lembra que reduzir o tempo médio de abertura de empresas era uma das metas do início do Governo em 2015, que foi atingida passando de 36 para 17 dias o prazo médio. Já o segundo passo para melhorias no setor, consistia em investir em tecnologia da informação para que tudo fosse digital.

“O que vamos lançar no dia 19 é a abertura de empresa sem que o contador precise sair do seu escritório ou o empresário precisar ir até a Jucems, o que da agilidade e mais segurança. Esse projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul e a ideia é que em todo o Estado o processo de abertura de empresas ocorra todo digital, moderno, seguro e muito mais rápido”, afirma.

O Diretor-Presidente da Jucems, Augusto César de Castro lembra que os processos serão analisados da mesma forma como é hoje, mas com agilidade e sem papelada. “O empresário e o contador vão ganhar tempo, sem ter que ir e vir entre os órgãos, por que tudo será feito e informado pelo sistema on-line, que estará disponível 24 horas por dia”.

O Sebrae é parceiro do projeto, por entender a importância da desburocratização do setor. “É um trabalho que está sendo feito em parceria há mais de três anos, por meio de ações com a Redesimples. Queremos cada dia mais facilitar a vida dos donos de pequenos negócios, desburocratizando processos e fazendo com que a abertura de empresa seja fácil e rápida”, afirma o superintendente Claudio Mendonça.

Apesar de o sistema ser de fácil operação, os contadores vinculados ao Conselho Regional de Contabilidade vão passar por uma capacitação para que as mudanças sejam apresentadas de forma clara.  Os treinamentos serão realizados inicialmente em três cidades, sendo dia 26 de fevereiro em Campo Grande e dia 27 em Dourados e Ponta Porã.

No decorrer dos dias serão agendados treinamentos em outras cidades polos de Mato Grosso do Sul para atingir o máximo de contadores habilitados a operar o sistema. Resultado é menos burocracia e mais agilidade do processo de abertura e fechamento de empresas no Estado.

 Serviço – O lançamento da Jucems Digital acontece no dia 19 de fevereiro a partir das 14 horas no auditório da Semagro, localizado no bloco 12 dentro do Parque dos Poderes. Na oportunidade será feita a entrega do certificado do Primeiro Registro Digital ao empresário e ao contador.