Com apoio do Governo do Estado, vitrine de tecnologias acontece em março

Campo Grande (MS) – Vitrine de tecnologias, a Dinapec, evento aberto a técnicos, produtores e acadêmicos, dispostos a conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para os diversos sistemas de produção, foi lançado na manhã desta quarta-feira (07), na Famasul, que junto da Embrapa Gado de Corte realiza o evento entre os dias 07 e 09 de março com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), com recursos do Fundems.

O lançamento contou com a participação do Governador Reinaldo Azambuja, do Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, e dos Diretores-Presidentes da Iagro e Agraer, Luciano Chiochetta e André Borges, além de outras lideranças rurais e políticas do Estado.

Para o Secretario de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, ter um fundo que possibilita investir na difusão de novas tecnologias coloco Mato Grosso do Sul a frente do seu tempo e consolida a visão de futuro do Governador Reinaldo e a forma como são pautadas as ações da equipe.

Governador Reinaldo Aazambuja

Na oportunidade o Governador Reinaldo Azambuja, reforçou como o meio rural tem colaborado com a economia do Estado. “Mato Grosso do Sul é o quinto maior produtor de grãos do Brasil, o 3º maior produtor de carne bovina, com a melhor qualidade. Tudo isso é fruto da genética, inovação, pastagens renovadas, entre outras iniciativas”.

A tecnologia rural também foi destacada pelo governador: “Devido à pesquisa, alcançamos altos níveis de produtividade”, perguntando ainda: “Quem não quer produzir com sustentabilidade?”.

O chefe geral interino da Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede, contou a história da Dinapec até se consolidar com uma das principais feiras agropecuária. “O evento nasceu em 2006, com o nome Agroinovação, com a finalidade de disseminar o crescimento contribuindo com a efetividade produtiva do setor”.

A estimativa da Embrapa é reunir mais de 3 mil pessoas, nos três dias de Feira. “A Dinapec auxilia o produtor a produzir a mais e melhor. Atualmente, conta com mais de 40 opções de dinâmicas de pecuária de corte, de leite, produção de milho, Boas Práticas Agropecuárias, entre outros”, salientou Mamede.

Sobre o avanço preservacionista e de crescimento do Agro, o diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Oliveira Soares, afirmou: “A última estimativa mostra que o Brasil saltou de 11,5 milhões para 12 milhões de hectares em sistemas integrados de produção. Sem falar do plantio direto, iniciativa sustentável”.

Governo de MS incentiva Dinapec através do FUNDEMS

Apoio – A realização da Dinâmica Agropecuária tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDESC), com recursos do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja de MS (FUNDEMS).

Kelly Ventorim