Biota-MS

 

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado do Centro-Oeste a instituir um programa estadual de ciência, tecnologia e inovação, o Biota MS. 

Com o programa Biota MS, Mato Grosso do Sul mostra que tem uma grande diversidade de espécies e ao estudá-las trará conhecimento e benefício para sociedade.  Mato Grosso do Sul pode ser um laboratório nacional de políticas para a biodiversidade, agregando pesquisadores para que se projetem em busca de descobrir coisas e desenvolver o conhecimento.

O programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Biodiversidade do Estado de Mato Grosso do Sul – Biota/MS – foi criado com a missão de construir uma base integrada de conhecimento cientifico, tecnológico e de inovação tendo como foco a biodiversidade de Mato Grosso do Sul para dar suporte a tomadas de decisão na gestão desta, visando ao seu uso sustentável e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.

Para a diretora de políticas e programas temáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Mercedes da Cunha Bustamante, é de extrema relevância a construção do Biota MS. “O Biota MS mostra o comprometimento do governo do Estado com a preservação da biodiversidade e o seu uso sustentável. É a integração da produção, do consumo e da conservação gerando uma economia verde, na prática, o desenvolvimento sustentável”, afirmou a diretora.

São objetivos do Biota-MS: dar suporte à tomada de decisão sobre projetos de desenvolvimento e políticas públicas, visando à promoção da sustentabilidade; fornecer subsídios para avaliar a efetividade dos esforços de conservação da biodiversidade no Estado; estimular e promover a formação e a capacitação de recursos humanos e técnico-científicos para atuar na conservação e uso da biodiversidade, entre outros.

O Programa era orginalmente subprojeto integrante do Projeto “Bioeconomia – novo paradigma de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul”, aprovado no edital MCT/Finep/Ação Transversal nº 12/2007. No entanto, dada a importância do tema, o subprojeto ganhou dimensão de Programa Estadual de C,T&I, o qual tem coordenado o trabalho em rede das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), ampliando assim os resultados do sistema de C,T&I de MS, além de orientar novos investimentos no sistema.

Programa Biota reúne pesquisadores do MS produzindo conhecimento em biodiversidade