Aprosoja apresenta avanços do Soja Plus durante Bienal da Agricultura

A Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) apresentará os avanços do Soja Plus durante a Bienal dos Negócios da Agricultura – Brasil Central, no dia 31 de agosto, em Campo Grande (MS). Chegando ao quinto ano de execução em 2015, o programa desenvolvido pela entidade tem o objetivo de fazer com que as propriedades rurais do estado se adequem à legislação trabalhista e ambiental.
Nestes cinco anos, no entanto, o Soja Plus atravessou as fronteiras e porteiras mato-grossenses. Hoje, o programa está consolidado em Mato Grosso do Sul. Mais recentemente, Minas Gerais e Bahia, por meio da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária) e da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes), respectivamente, implantaram o programa.
No caso de Mato Grosso, um dos avanços a ser mostrado, segundo o gerente de Planejamento da Aprosoja, Cid Sanches, é que, pela primeira vez, as propriedades que implantaram melhores práticas de gestão ao longo desses anos estão sendo revisitadas.
“Durante o seminário faremos um balanço do Soja Plus. Mas, com certeza, um dos nossos maiores avanços, que está em curso neste ano, são as revisitas. A partir delas poderemos entender como foram as adequações às leis trabalhistas, fazer um comparativo de antes do programa e depois. Enfim, teremos uma visão ampla do impacto dessas mudanças”, explica Sanches.
Desde sua implantação, em 2011, mais de 1400 pessoas foram capacitadas pelo Soja Plus. Hoje, são seis supervisores de projetos da Aprosoja que fazem as orientações e ajudam nas adequações das fazendas, divididos em todas as regiões produtoras de soja e milho do Estado.
Além da apresentação destes números e resultados do programa, conforme Sanches, o objetivo da Aprosoja no Seminário é indicar os desafios para o futuro. “Precisamos focar, também, na parte ambiental. Hoje já existe dentro do programa, e isso é feito, a questão das construções e, por exemplo, do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Porém, precisamos nos aprofundar nas boas práticas agrícolas”, explica.
Para saber a programação completa do Seminário Nacional Soja Plus e da Bienal dos Negócios da Agricultura – Brasil Central clique aqui.
Fonte: Ascom Aprosoja